Educação, Saúde e Ambiente

Associação Cairuçu trabalha com o tema ambiental desde 2003, inicialmente visando à conscientização para a conservação. Posteriormente, os projetos focaram na educação para a sustentabilidade, através do pensamento crítico, vivências e atividades lúdicas com crianças, jovens e adultos; transformando atitudes e valorizando práticas sustentáveis que contribuem para o bem-estar das gerações futuras e dos demais organismos (princípio universal estabelecido na ECO 92).

O Programa Educação, Saúde e Ambiente (PESA) surgiu este ano na Associação Cairuçu a partir do já existente Programa Educação e Meio Ambiente (PEMA), que desenvolveu com sucesso entre 2015 e 2018 três linhas de ação bem definidas: “Projeto Horta Educativa” (temas: agricultura orgânica e saúde alimentar), “Projeto Consciência Limpa” (temas: saneamento e energia); “Projeto Aves de Paraty – Aves nos CEICs, Aves da Minha Escola e Festival Aves de Paraty” (temas: sensibilização, estudo e turismo de observação de  aves).

No final de 2018 foi realizado um levantamento de opiniões nas comunidades atendidas pela Instituição por meio de questionários diagnósticos. A partir então dessas demandas comunitárias foi incorporada a linha de “saúde preventiva” ao escopo desse Programa, entendendo-se que a prevenção tem seus pilares na educação e nas relações do ser humano com seu meio.