Alfaletrando com as Aves

Parceria da Associação Cairuçu com a Secretaria de Educação de Paraty inclui as aves regionais no processo de alfabetização no município

Reunimos no dia 10 de março na Casa da Cultura de Paraty os educadores da rede municipal de educação para o lançamento do Alfaletrando com as Aves, um projeto que nasceu da experiência de sete anos do Aves da Minha Escola, da Associação Cairuçu, coordenado por Sylvia Junghähnel. O projeto, elaborado em parceria com a Secretaria de Educação de Paraty, conta com o apoio do Instituto Humanize, e tem o objetivo de inserir as aves regionais no processo de alfabetização das crianças, tornando essa etapa mais divertida, gerando mais identificação com o território em que vivem e incentivando desde a infância a preservação das aves livres.

Com a pandemia, houve a necessidade de remodelação da parceria do Projeto Aves da Minha Escola com o município, assim da colaboração entre Sylvia e Eliane Lino, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, nasceu um abecedário temático para apoiar os educadores na alfabetização e no letramento. O Alfaletrando com as aves é composto por um alfabeto ilustrado, um bingo das aves e um manual virtual colaborativo, que serão utilizados pelas escolas urbanas, rurais e costeiras de Paraty.

O encontro de lançamento contou com a presença de cerca de 100 participantes, entre professores e diretores das escolas municipais, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Eliane Lino, a chefe de planejamento Milena Cardoso, a diretora executiva da Associação Cairuçu Juliana Aledi e a ex diretora Telma Toledo, que esteve à frente da Cairuçu no período de construção do projeto.

Durante o evento foram distribuídos kits impressos para cada escola com um alfabeto para ser fixado nas salas de aulas, e as cartelas do Bingo do ABC das Aves. Os educadores receberam também o manual virtual para facilitar a aplicação do material recebido.

O próximo passo desse voo que pretende deixar o caminho das letras mais lúdico para as crianças será a realização de 6 oficinas com educadores, diretores e coordenadores, entre abril e junho de 2022. A proposta é criar uma dinâmica participativa com os profissionais e favorecer as trocas de experiências entre eles.

Estamos muito felizes com esse projeto e agradecemos a receptividade dos educadores da rede municipal, que mostraram-se encantados com a presença das aves na nova ferramenta pedagógica!

Registramos aqui também o nosso agradecimento aos fotógrafos que compartilharam conosco as imagens que abrilhantam o ABC das Aves, Daniel e Gabriel Mello (Irmãos Mello), e de Paraty, Elisângela Tabalipa,  Fabíola Guadix, Fausto Campos e Rita Rocha.

Educadores de todo o país também podem utilizar o ABC das Aves e o bingo. Todo material está disponível para download aqui.