Clube de Leitura Cairuçu

O Clube de Leitura Cairuçu, nasceu de um momento de observação. Nossas bibliotecas-espaços de leitura tiveram um número interessante de empréstimos de livros, percebemos que os adolescente s e jovens estavam visitando o espaço com mais frequência, então começamos a projetar nosso Clube de Leitura, com o objetivo de promover e incentivar ainda mais a leitura nos nossos espaços, com a sua integração ao Projeto Letramento.

Infelizmente fomos atropelados pela pandemia, e veio o desafio de executar projeto do clube através da web, utilizando uma ou duas de suas inúmeras plataformas disponíveis.

Elisa Pereira, que além de ser nossa Assistente Administrativo, é poeta e escritora foi escolhida para mediar o Clube. Criamos um grupo no WhatsApp e começamos a convidar as pessoas. Hoje somamos 14 integrantes, entre coordenadores de programa, educadores, professoras, graduandos, todos envolvidos e empolgados com a literatura.

O primeiro livro foi indicação da Mediadora Elisa, A REVOLUÇÃO DOS BICHOS de George Orwell, foi um sucesso, a maioria lendo pela primeira vez, outra fazendo uma releitura. Foi uma oportunidade de refletir sobre PASSADO X FUTURO, já que muitos temas tratados nesse livro são totalmente atuais.

Além da leitura, temos ainda indicação de filmes, documentários, análises, estudos, dentre outras dicas que possam de alguma forma enriquecer a experiência de leitura da obra.

No Segundo livro, a mediadora propôs uma enquete para a escolha do livro do mês, sendo que QUARTO DE DESPEJO de Carolina Maria de Jesus, foi escolhido quase por unanimidade.

Mais uma vez foi um grande sucesso. Tivemos muitas dicas de filmes, documentários e texto para trocar. A autora escolhida é a homenageada da FLUPP (Festa Literária das Periferias) este ano, o que fez com que a discussão ficasse ainda mais dinâmica e atual. No encontro online, por meio da plataforma GOOGLE MEET, contamos com a presença de um convidado o Bibliotecário, VICENTE COSTA, que trouxe reflexões muito profundas a respeito da vida da autora e da realidade social que a população pobre, negra e periférica ainda vive nos dias de hoje.

Caminhamos para o terceiro livro, estamos aguardando o resultado da enquete.

A literatura é   uma ferramenta poderosa contra a alienação

Elisa Pereira

Mediadora do Clube de Leitura

Projeto Letramento

Programa Arte Educação

Convidado.

Vicente Costa é bibliotecário, especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas. Pós Graduando em Literatura Brasileira. Atua como bibliotecário e analista de literatura no Sesc RJ. É responsável técnico de uma das unidades móveis de biblioteca volante do Sesc no Rio de Janeiro, o BiblioSesc. Já atendeu cerca de 10 municípios do estado, incluindo Paraty, durante o ano de 2017.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =