COMUNICADO ASSOCIAÇÃO CAIRUÇU – COVID 19

Criada há 18 anos por proprietários de imóveis no Condomínio Laranjeiras, a Associação Cairuçu vem desde então investindo em diferentes ações que colaboram para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental na região de Paraty. Por intermédio de três Centros de Educação Integral e escolas parceiras, a Cairuçu tem cumprido sua missão de utilizar a Educação como ferramenta capaz de impactar positivamente a comunidade local, transformando a vida de muitas crianças e adultos da região.

Neste momento de absoluta gravidade, em que todo o mundo se mobiliza com medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), o impacto econômico-financeiro atinge brutalmente a população de Paraty, que tem grande parte de seus moradores dependentes de renda associada às atividades comerciais e de turismo, que estão necessariamente paralisadas.

Para lidar com essa crise, a Prefeitura de Paraty tem desenvolvido um trabalho emergencial muito bem executado e que tem se revelado capaz de contornar os obstáculos com a rapidez e a eficiência que a gravidade do momento exige. Entretanto, é importante somar esforços, já que a perspectiva de retorno da população às atividades rotineiras é incerta.

Atenta às consequências da pandemia sobre a população do Município de Paraty, a Associação Cairuçu iniciou uma campanha para arrecadação de recursos junto aos condôminos do Condomínio Laranjeiras. O objetivo é a aquisição de cestas básicas que serão entregues à Prefeitura para distribuição à população mais necessitada. As doações serão realizadas de maneira organizada e obedecendo a critérios de distribuição definidos pela Secretaria de Assistência Social, que já vem realizando o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e social.

Paralelamente, a Associação Cairuçu vem unindo esforços, orientando e trabalhando junto às comunidades onde atua diretamente e mantém laços mais estreitos, notadamente Ponta Negra, Vila Oratório e Patrimônio.

A união de todos e o trabalho em rede são fundamentais neste momento!