Educação, Saúde e Ambiente

Programa Educação, Saúde e Ambiente
Natureza e bem-estar tem tudo a ver!

Desde nossa fundação a pauta ambiental sempre esteve presente em nossa agenda. Situados em uma região de natureza e biodiversidade extraordinárias, como a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (APA de Cairuçu) e a Reserva Ecológica Estadual da Joatinga (REEJ), isso não poderia ser diferente. O Programa Educação, Saúde e Ambiente tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento de um futuro sustentável na região, para a preservação da saúde humana e do meio em que vivemos, para isso, estimulamos o pensamento crítico, as vivências e as atividades lúdicas para a conscientização de crianças, jovens e adultos. Fazem parte desse programa os projetos: Horta Educativa, Consciência Limpa, Aves de Paraty e Saúde Preventiva.

Para além da conscientização para a preservação do meio ambiente, nossas ações têm como objetivo transformar atitudes e valorizar práticas sustentáveis que contribuam para a saúde e o bem-estar das nossas comunidades dos demais organismos vivos (princípio universal estabelecido na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento– ECO-92).

Uma boa relação com o meio em que vivemos promove boa saúde e bem-estar, e contribui com a redução das desigualdades, ambos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e que inspiram nosso trabalho.

PROJETO HORTA EDUCATIVA

Para aproximar o território de um futuro sustentável, com saúde e bem-estar, o Projeto Horta Educativa pensa e desenvolve a agricultura orgânica com crianças e jovens da região. No cotidiano do projeto os participantes realizam a manutenção de hortas orgânicas, plantio de mudas nativas, produção de mudas em viveiros, organização de feiras orgânicas e visitas a hortas de moradores das comunidades do entorno. Durante as aulas, que acontecem semanalmente nos Centros de Educação Integral Cairuçu, são realizados também debates, sessões de cinema e muitas atividades lúdicas para conscientizar os participantes sobre a importância de cultivar o próprio alimento sem agredir o solo e o meio ambiente e ganhar mais qualidade de vida.

PROJETO SAÚDE PREVENTIVA

O Projeto Saúde Preventiva surgiu do ideal de promover saúde e qualidade de vida para as comunidades do território. O projeto desenvolve ações voltadas para a prevenção de doenças e realiza atividades educativas como palestras com profissionais da área da saúde, mutirões de vacinas e exames diagnósticos. Através da saúde preventiva nossa intenção é levar conhecimento a todos e difundir a importância de um estilo de vida mais saudável que possa contribui com o desenvolvimento humano e social da região.

O Projeto Saúde preventiva acontece nos Centros de Educação Integral Cairuçu e nas comunidades onde eles estão inseridos.

CONSCIÊNCIA LIMPA

Realizado de forma integrada aos cursos desenvolvidos por todos os programas Cairuçu, o projeto Consciência Limpa tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente e da adoção de práticas sustentáveis. Para isso realiza atividades educativas como o plantio de árvores, cultivo de mudas, teatro de conscientização ambiental e maquetes ecológicas. Conectando os participantes de todas as nossas áreas de atuação – arte, esporte, tecnologia e meio ambiente – fortalecemos a educação ambiental e as atitudes ecológicas dentro dos CEICs e por todo o território.

PROJETO AVES DA MINHA ESCOLA

Para incentivar crianças e jovens a conhecer e valorizar as aves encontradas nas regiões onde atuamos demos inicio ao projeto Aves da Minha Escola. O curso realiza, anualmente, um rodízio entre as escolas municipais e direciona o olhar da garotada para o céu com a oportunidade do aprendizado da observação de aves. Durante as aulas são desenvolvidos módulos de conhecimentos (origem, morfologia, anatomia, hábitos gerais, reprodução e alimentação) e realizados plantios de mudas, pintura de aves nas fachadas das escolas e a gravação e escuta de cantos.

O Aves da Minha Escola é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paraty e conta com o patrocínio do Instituto Humanize.

PROJETO AVES DA MINHA COMUNIDADE

Dentro do escopo de desenvolver a cultura de preservação e observação de aves livres no município de Paraty e despertar o olhar das comunidades locais para o turismo de Observação de Aves, foi criado o projeto Aves da Minha Comunidade. O curso se propõe a ser uma base para a orientação profissional de condutores (guias) de turistas observadores de aves, nessa região que é tão rica em biodiversidade. O projeto piloto será realizado em 2021, começando com jovens da praia de Ponta Negra e no 2º semestre outra comunidade receberá o projeto.

O Aves da Minha Comunidade conta com o patrocínio do Instituto Humanize.

PROJETO AVES NOS CEICs

O Projeto Aves nos CEICs oferece módulos de ações em educação ambiental com foco nas aves com o objetivo de sensibilizar nossas crianças sobre a importância das espécies encontradas na região. O curso propõe vivências de observação de aves e dinâmicas permeadas de ludicidade realizadas no entorno dos Centros de Educação Integral Cairuçu e das escolas parceiras.