Empréstimo de livros nos CEICs a pedido dos alunos


Ao longo das atividades do projeto Letramento o estímulo à leitura esteve sempre presente, e para aproximar as crianças e suas famílias desse universo, uma tarefa muito especial foi definida: encantar! Mais do que ler histórias, o objetivo era cultivar o gosto pela imensidão dos livros, que guardam em si mundos imaginários que nos permitem sonhar.

O projeto “Encantamento” nasceu nos espaços de leitura dos Centros de Educação Integral Cairuçu (CEICs), nas comunidades do Patrimônio, Laranjeiras e Ponta Negra. Locais reservados para o acesso aos livros, a realização de rodas de conversa e leitura, teatrinhos, confecção de livretos e muitas outras atividades. Ser encantado assim era fácil, e como retorno recebíamos histórias lidas, recontadas e recriadas, de forma individual, em grupo ou em família.

Com a chegada da quarentena, foi preciso cuidado e o mundo virtual se mostrou imprescindível para seguir alimentando o nosso público com boas leituras. Assim, os educadores se reinventaram, criando e contando histórias através de vídeos, áudios e outros formatos. Também transformamos a nossa “Sacola Literária”, que transportava os livros dos CEICS para a casa dos alunos, num aplicativo para celular recheado de histórias, criado em parceria com o Programa Tecnologia e Inovação. Ainda assim, o prazer de folhear um livro, sentir seu cheiro e tocar as figuras, não foi substituído: as crianças pedem livros!

Atendendo ao seu desejo nossos educadores foram para os CEICS e selecionaram os títulos para empréstimo. Com tudo bem higienizado e seguindo os cuidados que requerem o distanciamento social, recebemos as famílias para a retirada dos livros em cada uma das unidades. O encanto alimentado nos pequenos se renovou, e consequentemente, ele se renova em nós também.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =