Esporte Educacional

Programa Esporte Educacional
Mover o corpo e brincar juntos para despertar o espírito de coletividade

Na educação integral o esporte se mostra como uma ferramenta para o desenvolvimento humano, capaz de trabalhar competências socioemocionais, como o respeito, a disciplina, a persistência e a colaboração. No Programa Esporte Educacional a prática de esportes tem o objetivo de promover o bem-estar físico e emocional, e contribuir com a formação de crianças e jovens.

O programa realiza os projetos: Escolinha de Futebol, Escolinha de Surf, Esporte na Escola e Brincar no CEIC. As aulas são ofertadas no período do contra turno escolar, nos Centros de Educação Integral Cairuçu (CEICs), localizados no Patrimônio e na Vila Oratório. Além de ocupar o tempo ocioso de meninos e meninas da região, os cursos colaboram com o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, e geram uma rede de proteção e socialização para os participantes. “Boa saúde e bem-estar” é um entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos anos, até 2030. Estamos fazendo a nossa parte para cumprir com essa agenda e acreditamos que as práticas esportivas são capazes de ensinar hábitos saudáveis para uma boa vida!

ESCOLINHAS DE FUTEBOL

No Projeto Escolinha de Futebol crianças e jovens aprendem valores como o trabalho em equipe, a sociabilidade, o respeito e a perseverança dentro de campo com a bola nos pés. Além de trabalhar as habilidades técnicas e físicas dos participantes, o aprendizado do futebol é utilizado como uma ferramenta socioeducativa para promover a prática esportiva, a saúde, o bem estar e o domínio de capacidades cognitivas, afetivas, culturais, éticas e sociais essenciais para a formação integral.

O curso é realizado semanalmente nos Centros de Educação Integral Cairuçu, no Patrimônio e na Vila Oratório

Locais: CEIC Patrimônio e CEIC Laranjeiras

ESCOLINHAS DE SURF

Nossa Escolinha de Surf utiliza o esporte como uma ferramenta educativa para desenvolver habilidades importantes para a formação integral do ser humano. Através da prática do Surf, crianças e jovens aprendem competências como a sociabilidade, cooperação, perseverança, disciplina e o respeito à natureza e à vida.

As aulas são ofertadas semanalmente na Praia de Laranjeiras, localizada na Vila Oratório, com a presença de um educador e um guarda-vidas para garantir a segurança e a tranquilidade de pais e alunos.

Local: CEIC Laranjeiras

ESPORTE NA ESCOLA

Normalmente, é dentro das escolas que as crianças descobrem as primeiras práticas esportivas. Nesses espaços elas são apresentadas aos fundamentos de diferentes esportes e praticam atividades capazes de desenvolver sua coordenação motora, o equilíbrio, a cooperação, o trabalho em equipe e muitas outras habilidades. Pensando nisso, o projeto Esporte na Escola traz a proposta de atuar nas escolas parceiras da rede de ensino municipal durante o turno escolar, levando os benefícios do esporte para crianças e jovens, e contribuindo com sua formação integral.

Escolas Parceiras: Escola Municipal Theóphilo Rameck e Escola Municipal Samuel Costa

BRINCAR NO CEIC

É por meio de brincadeiras que se dão os primeiros contatos de uma criança com o mundo e são através delas que são desenvolvidos movimentos, interações sociais e mecanismos para lidar com as emoções: medo, ansiedade, alegria. Dessa maneira, o projeto Brincar no CEIC integra o ato de brincar ao ensino-aprendizagem, levando jogos e brincadeiras regionais aos Centros de Educação Integral Cairuçu (CEICs). Nossos educadores utilizam atividades físicas, recreativas e lúdicas para contribuir com o desenvolvimento de habilidades e valores como a cooperação, o respeito, noções de negociação e coletividade, além de valorizar e salvaguardar práticas que também fazem parte da cultura do nosso território.

Local: CEIC Ponta Negra