TERRITÓRIO EDUCATIVO E DO BRINCAR : APRENDENDO COM A COMUNIDADE DE PONTA NEGRA


A partir das atividades e encontros do Projeto Letramento, com a educadora Viviane Remédios, as crianças e adolescentes participantes do Centro de educação Integral Cairuçu Ponta Negra, iniciaram a partir de julho a “exploração” da riqueza cultural e da diversidade de saberes de sua comunidade.  São passeios, visitas, rodas de conversa, piqueniques e muito brincadeira, que são vivenciados pela turminha, transformando em   momentos de aprendizagem e do desenvolvimento da  observação , da escuta em ouvir os mais velhos que levam ao resgate e preservação da tradição dessas famílias caiçaras.

 O relato da educadora explica e exemplifica esse processo:  onde os territórios se misturam e entrelaçam em aprendizagem:  “O objetivo do Projeto  é  envolver  os jovens e as crianças  da comunidade de Ponta Negra,  em  atividades  e vivências lúdicas  da terra  deles.  Mostrando a eles saberes e conhecimentos dos caiçaras pertencentes.  Através de atividades  educativas como: passeios  em Galhetas,  visita ao cerco,  entrevista  com a pescadora Marta , Entrevista  com Seu Francino e dona Dalia , mostrando e falando  dos seus trabalhos como artesãos( arte de trançar fios para fazer cestas e esteiras), visita uma casa de farinha.  Os momentos brincantes resgatam as brincadeiras de antigamente e as que eles conhecem, como os piques e rodas.  Local de  prática  e experiência  , o território contempla uma série de saberes que  não podem ser desconsiderados  pelos espaços educativos em nome da tradição do saber caiçara.”(Viviane Remédios, educadora do projeto, caiçara nascida e criada em Ponta Negra)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *